Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 01:29h

Crefito-14 lança logo celebrativa dos 50 anos de regulamentação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

Publicado em: Domingo, 04 de Agosto de 2019, 13:19h - Por: Redação

No próximo dia 13 de outubro, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional completam 50 anos de regulamentação no Brasil. O Crefito-14 inicia sua celebração do Jubileu de Ouro das profissões, lançando o logo que marca a data.

Criada pela equipe de Comunicação do Conselho, atendendo o pedido da diretoria, que determinou a construção de uma identidade visual que trouxesse à tona a piauiensidade de forma pujante, com elementos de fácil reconhecimento dos valores da sociedade mafrense. Abaixo, o texto de defesa da criação do logo.

"Referência Histórica

O Piauí abriga a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas. O Parque Nacional Serra da Capivara, situado nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São João do Piauí e Canto do Buriti, possui milhares de pinturas rupestres de habitantes pré-colombianos.

As descobertas arqueológicas capitaneadas pela Dra. Niéde Guidon refazem as teorias de ocupação do continente americano, com datações de restos de fogueiras por C-14 (carbono 14) e ISL (iluminescência estimulada opticamente) que atingem cerca de 60 mil anos. 

Conceito

Considerando a defesa arqueológica que os primeiros habitantes do Piauí, antes mesmo das divisões geopolíticas vigentes, estão entre os humanos mais antigos das Américas, indagamos: por que o Piauí não poderia ser o berço dos primeiros fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do continente americano?

Partindo da linguagem pictórica usual nos paredões da Serra da Capivara, que mantém um padrão conhecido mundialmente, propomos o link de fantasia para a criação do logo de 50 anos de Regulação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com o olhar marcante do sertão piauiense.

Os traços com alguma descontinuidade em decorrência da ação do tempo, unido à figura do Grande Chefe, que segundo apontam as pesquisas arqueológicas, conduzia os sofisticados cerimoniais dos habitantes da Serra da Capivara, elevando os símbolos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, o desenho mundialmente conhecido das capivaras, o sol estilizado, que resgata o trecho do hino do estado – “Piauí, terra querida. Filha do sol do Equador”, de Da Costa e Silva e Firmina Sobreira – fazem a ponte para receber o matiz dourado, refletindo o Jubileu de Ouro, reúnem os elementos visuais do logo.

A proposta concentra a ancestralidade do trabalhador na orientação de branding. Assinalando a importância dos 50 anos para as profissões abrigadas no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região, garante originalidade de identidade visual essencialmente piauiense, com valor de resgate histórico e exaltando a autenticidade artística."

A partir de hoje, vamos divulgar a extensa programação que visa valorizar nossa história, resgatando momentos fundamentais, registrando-os e reconhecendo-os publicamente. É tempo de celebrar! Viva os 50 anos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional!