Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 07:39h

Dia da Conscientização da Enurese: profissionais piauienses atuam na área da Fisioterapia pélvica na infância

Publicado em: Terça-feira, 28 de Maio de 2019, 15:30h - Por: Redação

Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Enurese (ou xixi na cama), que tem como finalidade chamar atenção e orientar as famílias sobre a importância de se fazer o diagnóstico e buscar tratamento para as crianças que têm essa disfunção.

A enurese é a perda involuntária de urina durante o sono. A partir dos cinco anos de idade, a maioria das crianças já adquiriu o controle da micção. Quando isso não acontece até os sete anos de idade, a enurese passa a ser um problema na socialização da criança. Os mecanismos não são emocionais, são principalmente fisiológicos.

A fisioterapeuta Karol Carvalho, pós-graduada em Fisioterapia Pélvica, explica sobre os procedimentos utilizados no tratamento dessa disfunção nas crianças. “É feito um trabalho de reeducação, onde, muitas vezes, indicamos o uso do alarme para enurese noturna e do diário sol e chuva. Já no consultório, a criança recebe tanto estímulos na região da bexiga, para condicionar o armazenamento, como o biofeedback, que é um treinamento para algumas crianças que não têm a percepção do relaxamento dessa região para fazer xixi. Também utilizamos a terapia comportamental, como estratégias de ingestão de líquido e horários programados para ir ao banheiro”, comenta.

Karol explica, ainda, sobre a importância de informar à população sobre os efeitos positivos dessas técnicas. “Existem vários trabalhos que comprovam que a fisioterapia pode ser indicada para essas crianças. Ainda há muita desinformação por parte dos profissionais de saúde e também por parte dos pais, que, às vezes, sequer procuram tratar essa disfunção, daí a importância do Dia Mundial de Conscientização da Enurese”, conclui.