quinta-feira , 15 novembro 2018 - 21:07
Home / Capa Slide / NOTA DE ESCLARECIMENTO – Conteúdo improcedente sobre o Crefito 14 em postagem nas redes sociais

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Conteúdo improcedente sobre o Crefito 14 em postagem nas redes sociais

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (CREFITO 14), por meio de sua diretoria, vem a público apresentar NOTA EXPLICATIVA acerca da recente postagem realizada em redes sociais com um print do Portal da Transparência e com o seguinte questionamento: “E quando o Conselho repassa 1.000 reais para estudante de Fisioterapia???” “Crefito-14 Explique aí” (sic).

Ocorre que a “estudante de Fisioterapia” indicada na postagem, na verdade se refere à Sra. Débora Carvalho Alves, que ocupa o cargo de Assessora da Presidência do CREFITO 14, conforme destaca a Portaria nº 14 de 08 de janeiro de 2016, publicada no Diário Oficial da União no dia 21.01.2016.

Além disso, a referida transferência é oriunda do Processo Financeiro de Suprimento de Fundos devidamente autorizado no dia 01.12.2016 para custeio de evento ocorrido no dia 3 de dezembro de 2016, às 10h, nas dependências da Faculdade de Ciências Médicas – FACIME/CCS.

Ressaltamos que todas as receitas e despesas desse Conselho Regional atendem às leis e às normas contábeis, em especial quanto à publicidade e eficiência, bem como que tais contas foram devidamente aprovadas pelos órgãos de controle, quais sejam, os Conselheiros do CREFITO 14ª Região, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A atual gestão do CREFITO-14 não admite nepotismo e sempre prezou pela legalidade e transparência de suas ações, razão pela qual fomenta a atuação e a fiscalização feita pelos profissionais que compõem essa entidade de classe.  Dessa forma, reitera o convite já realizado a todos os profissionais para que visitem a nova sede e verifiquem pessoalmente os processos de prestações de contas.

É sabido que essa postagem é motivada pelo pleito eleitoral que se aproxima. Todavia, para todos aqueles que fazem o CREFITO-14 e se esforçam para promover a união e a valorização de seus profissionais, só resta lamentar o infeliz incidente.

Afinal, atitudes como essa, que se aproveitam do anonimato das redes sociais para fazer deduções infundadas só servem para suscitar a desconfiança e descrédito institucional por parte dos Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas, sem se preocupar com o efeito devastador que as Fake News provocam na sociedade.

O momento é de fortalecimento profissional. Todas as conquistas auferidas até agora só foram possíveis graças ao engajamento coletivo dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que já estavam cansados de trabalhar sozinhos. Não se faz política pública com armadilhas. A democracia sempre se fortalece com boas ideias e dignidade, mesmo que elas estejam em lados opostos.

Confira os documentos comprobatórios:

Veja Também

VII Jornada de Fisioterapia da Uespi debate atuação profissional no Piauí

Foi realizada nesta sexta-feira (9) a solenidade de abertura da VII Jornada de Fisioterapia da …

COMUNICADO – Proibição do medicamento “Redufite” ou “Redufite Gold”