quinta-feira , 21 fevereiro 2019 - 09:55
Home / Capa Slide / Justiça determina que a quiropraxia é especialidade da Fisioterapia

Justiça determina que a quiropraxia é especialidade da Fisioterapia

O juiz da 22ª Vara Federal da Seção Judiciária de Brasília, nos autos do processo movido pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), determinou que a modalidade quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia.

A associação havia ingressado com uma ação judicial pretendendo a exclusividade do exercício da quiropraxia aos profissionais com tal formação, impugnando a prova de títulos que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) impõe aos profissionais fisioterapeutas para se titularem como especialistas na área.

O presidente da Comissão Provisória do Crefito 14, durante o período do processo eleitoral, Wilen Heil e Silva, destacou que o sistema Coffito/Crefito tem buscado o atendimento qualificado por profissionais fisioterapeutas devidamente especializados em quiropraxia e ainda, a universalidade do acesso pela sociedade às melhores condições de tratamento.

“Temos ainda uma posição contrária a oferta de cursos de graduação em quiropraxia. Essa deve ser uma área estudada na fisioterapia com cursos de pós-graduações e especializações”, finaliza.

A Associação ainda pretendia invalidar os títulos já concedidos pelo Coffito aos fisioterapeutas especialistas em quiropraxia. A ação bloqueada pelo Poder Judiciário acolheu também o posicionamento do Ministério Público Federal, que se posicionou contrariamente à pretensão associação.

Veja Também

Crefito 14 constata irregularidades no Hospital e Centro de Fisioterapia de União após fiscalização

Uma série de irregularidades foram identificadas durante uma fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e …

Coffito reconhece atuação do fisioterapeuta nas Unidades de Emergência e Urgência

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) decidiu reconhecer a atuação do Fisioterapeuta …