domingo , 19 maio 2019 - 20:28
Home / Capa Slide / Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí presentes nas Práticas Integrativas e Complementares

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí presentes nas Práticas Integrativas e Complementares

Em 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 145/2017, ampliou os procedimentos oferecidos pela Política Nacional de Práticas em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), passando, assim, a também disponibilizar à população serviços como: arteterapia, meditação, musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático, tratamento quiroprático e Reiki.

Atualmente, muitos dos serviços disponibilizados no SUS por meio das Práticas Integrativas e Complementares já integram o campo de atuação dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, alguns, inclusive, com normativas específicas. Em 2010, o COFFITO publicou a Resolução nº 380, que trata da utilização das PICS pelo Fisioterapeuta e em 2017 a Resolução n 491 que trata da utilização das PICS pelo Terapeuta Ocupacional. As profissões contam, também, com resoluções destinadas às especialidades profissionais, principalmente em áreas como a Acupuntura/ Medicina Tradicional Chinesa (Fisioterapia e Terapia Ocupacional ) Quiropraxia e Osteopatia (Fisioterapia ).

No Piauí, mais de 10 estabelecimentos de saúde da Prefeitura de Teresina ofertam essas práticas. “Trata-se de uma importante e ampla área de atuação, que já conta com a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí. O Sistema Coffito/Crefito tem incentivado a qualificação profissional nessas práticas por entender que trata-se de um grande trabalho em prol da saúde e do bem-estar da população”, comenta o Dr. Wilen Heil e Silva, presidente da Comissão Provisória do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito 14/Piauí).

Veja Também

Comissão de Assuntos Parlamentares do COFFITO acompanha projetos de interesse da fisioterapia e terapia ocupacional

A Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) está …

COFFITO lança consulta pública para atualização do Rol de Procedimentos da ANS

A cada dois anos a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza à sociedade espaço …