terça-feira , 24 Abril 2018 - 01:31
Home / Capa Slide / Entidades articulam projetos de capacitação profissional em saúde no Piauí

Entidades articulam projetos de capacitação profissional em saúde no Piauí

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), como órgão incentivador do desenvolvimento acadêmico e científico da Fisioterapia no estado, está articulando projetos em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Executiva da UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde). 

Para discutir as propostas, aconteceu, nesta quinta-feira (5), uma reunião entre o reitor da UespiNouga Cardoso; o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins; a pró-reitora adjunta de Ensino e Graduação da UespiNayana Coelho; o Coordenador Geral de Pesquisa da Uespi, Gustavo Gusmão; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uespi, Pedro Fontineles; o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana, que representou a secretaria executiva da UNA-SUS; e os representantes da Fiocruz,  Regis Gomes, Elaine Nascimento e Jorge Barreto, da Fiocruz Brasília. 

São duas propostas de intervenção educacional que devem beneficiar a profissionais, instituições e a comunidade, no sentido de promover a qualificação para o atendimento e ensino na Fisioterapia. 

Com base em experiência executada no Laboratório de Simulação (LabSim) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, com capacitações em metodologia de simulação clínica, a Uespi, com o apoio do Crefito 14, pretende promover um treinamento de docentes do curso de Fisioterapia da universidade nesta área.

A ideia é, a partir da capacitação dos professores, sensibilizá-los para a implantação de um programa de simulação clínica que facilite o processo ensino-aprendizagem por meio de novas tecnologias aplicadas. Para isso, deverá ser executado um cronograma de atividades, que inclui a ida dos docentes participantes ao LabSim, da UFMG, em Belo Horizonte. 

Outra proposta em diálogo é a implementação de um curso de pós-graduação lato-sensu na modalidade educação à distância para a capacitação de profissionais de saúde de nível superior, a fim de identificar as necessidades do tratamento fisioterápico no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O projeto será desenvolvido, no Piauí, como um projeto piloto de um programa nacional, com o devido direcionamento da UNA-SUS. Como público-alvo, o curso abrange médicos, enfermeiros da Atenção Básica do SUS, e fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em atuação no SUS. 

“A atenção em Fisioterapia e Terapia Ocupacional é uma necessidade crescente em todo o Brasil, devido aos benefícios na recuperação das capacidades funcionais de pacientes com problemas ortopédicos, articulares e musculares. A sociedade precisa destes profissionais bem preparados e, para isso, nada mais eficaz do que a qualificação acadêmico-científica. Nós, do Crefito 14, estamos totalmente dispostos a colaborar com a implementação dessas iniciativas, assim como sempre tem feito com diversas ações em todo o Piauí”, finaliza o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins. 

Veja Também

Crefito 14 divulga lista das inscrições deferidas para o Curso Imersão em Altas Tecnologias na Fisioterapia Dermatofuncional

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito 14) divulgou a …

Enquete: Regulamentação da Acupuntura (PL 1549/2003)

Participe da enquete da Câmara dos Deputados sobre a PL 1549/2003, que dispõe sobre a …